A Finalidade das Instituições de Ensino Superior: Passado e Presente

faculdade de biomedicina
A finalidade pública e privada das instituições de ensino superior não é nova.
Historicamente, quando os puritanos fundaram o Harvard College em 1636, o
propósito do ensino superior era produzir “um clero erudito e um povo letrado” e
desenvolver aprendizes para trabalhar no sentido de melhorar as condições da
sociedade em grande.
Especificamente, John Dewey no século 19 enfatizou o papel do ensino superior
em sustentar nosso modo de vida quando proclamou: “A democracia deve
nascer de novo a cada geração e a educação é sua parteira”. Notavelmente, ele
acreditava que o conhecimento equiparia os cidadãos comuns para compartilhar
uma vida comum, ajudando a si mesmos e à sociedade.
Como Dewey, o estudioso de Oxford, Cardeal Newman (1976), defendeu o
ensino superior como um lugar para cultivar o conhecimento universal, em vez
de desenvolver treinamento e pesquisa vocacional. Especificamente, ele
argumentou que os graduados universitários deveriam concluir cursos de
clássicos e filosofia porque esses cursos tinham a capacidade de “fortalecer,
refinar e enriquecer os poderes intelectuais”. Isso foi altamente evidente durante
todo o período colonial (1636-1787), onde as faculdades coloniais e pré-guerra
dos EUA foram estabelecidas para servir a dois propósitos principais: 1) a
determinação do colono de viver uma vida diferente do governo e 2) o desejo do
protestantismo e do anglicanismo de se separar do Catolicismo.