“Talvez eu só assista a mais um episódio …”

Em 1970, uma revista contratou um jovem jornalista para cobrir o Kentucky Derby. O jornalista participou da corrida e tomou notas, mas quando chegou a hora de escrever a peça, ele ficou seriamente atrasado. Quando o prazo chegou, em vez de um artigo completo, ele rapidamente retirou páginas de seu caderno e as enviou para a imprensa.

Embora essa procrastinação severa e o trabalho aleatório pudessem facilmente ter sido o fim de sua carreira, o artigo resultante, “O Kentucky Derby é decadente e depravado”, tornou-se uma das peças mais famosas de Hunter S. Thompson, lançando um gênero inteiro conhecido como jornalismo gonzo.

Os benefícios da procrastinação

A procrastinação é ruim – então nos disseram, uma e outra vez. E, no entanto, as páginas da história estão repletas de histórias de procrastinadores famosos. O arquiteto Frank Lloyd Wright projetou sua obra-prima mais conceituada, Fallingwater, em apenas duas horas, estimulado pelo fato de seu cliente estar prestes a visitá-lo para verificar seu progresso. A autora Margaret Atwooddisse que “costumava passar a manhã procrastinando e se preocupando, depois mergulhando no manuscrito em um frenesi de ansiedade por volta das três horas.” E tão severa foi a procrastinação de Herman Melville que ele teria sua esposa mesa para que ele pudesse terminar de escrever Moby Dick .

Agora, certamente alguns de vocês estão lendo isto e gritando em sua tela: “Correlação não implica causação!” E, é justo, isso é verdade. Mas o que essas histórias mostram é que essas pessoas tiveram sucesso em grandes formas, pelo menos apesar de sua procrastinação.

Antes de mergulharmos nos benefícios da procrastinação, vamos começar com uma definição operacional da palavra, já que os debates sobre se a procrastinação é boa ou ruim geralmente surgem simplesmente de uma diferença na semântica. Enquanto alguns, incluindo o psicólogo e procrastinação opositor Timothy A. Pychyl , definem a procrastinação como “atraso voluntário da ação pretendida com a expectativa de um possível pior resultado”, Merriam-Webster define “procrastinar” como “adiar intencionalmente a realização de algo”. isso deve ser feito. ”A definição do dicionário é a que eu estou falando aqui:

A procrastinação é quando você tem tempo para fazer alguma coisa, mas você espera deliberadamente até o último minuto para fazê-lo.

Embora escrever uma peça “em louvor” da procrastinação possa ser contencioso, é difícil negar que a procrastinação tem suas vantagens. Abaixo, tentarei oferecer uma visão equilibrada, compartilhando os benefícios da procrastinação e seus efeitos negativos.

1. Colocar as coisas diminui os níveis de estresse (no início).

Em 1997, os pesquisadores Roy Baumeister e Dianne Tice conduziram dois estudos em estudantes universitários para determinar se a procrastinação tinha algum efeito nas notas, na saúde ou no bem-estar. O que eles descobriram no Estudo 1 é que, enquanto os procrastinadores recebiam notas mais baixas, eles relataram melhor saúde do que os não procrastinadores. Os pesquisadores observaram, no entanto, que isso poderia ser porque o Estudo 1 foi realizado no início do semestre, e quaisquer efeitos negativos na saúde podem ocorrer no final do semestre, quando os prazos e os exames se aproximaram.

Para dar conta desse viés, Baumeister e Tice conduziram o Estudo 2 no final do semestre, replicando os métodos do Estudo 1. Desta vez, os procrastinadores relataram mais sintomas de doença, mais estresse e mais visitas de saúde do que os não-procrastinadores, liderando o estudo. pesquisadores concluem: “Os procrastinadores podem desfrutar de uma vida saudável e livre de estresse quando os prazos estão muito distantes, mas eles sofrem mais do que outras pessoas quando os prazos são iminentes.”

2. A procrastinação aumenta a criatividade.

Adam Grant, professor da Universidade da Pensilvânia, diz que nossas primeiras ideias são muitas vezes as mais convencionais , e se esperarmos e darmos tempo às nossas ideias, chegaremos a algo verdadeiramente original. Seu livro Originais: como os não-conformistas mudam o mundo compila pesquisas e exemplos que apoiam a teoria de que a procrastinação estimula a criatividade. Sua nova maneira de pensar (Grant era anteriormente um “pré-crastinador” que terminou as tarefas o mais rápido possível) foi inspirada por um de seus ex-alunos, Jihae Shin.

Em sua dissertação , Shin, agora professor da Universidade de Wisconsin, entrevistou funcionários de duas empresas diferentes perguntando sobre tarefas de trabalho, nível de desempenho e nível de procrastinação. Ela então pediu aos supervisores para avaliar o desempenho de cada funcionário. Os resultados mostraram que os funcionários que procrastinaram eram frequentemente os mais criativos.

3. Esperar até o último minuto nos faz completar as tarefas mais rapidamente.

Descrita pelo escritor Cyril Northcote Parkinson em um ensaio publicado em The Economist em 1955, a Lei de Parkinson (embora não seja uma lei científica) diz que o trabalho se expande com base no período de tempo atribuído a ele.

Numerosos estudos foram conduzidos sobre a Lei de Parkinson e, de acordo com a revisão de literatura dos pesquisadores de Berkeley , parece ser verdade: se você der 30 minutos para alguém completar uma tarefa, eles provavelmente terminarão em 30 minutos. Dê-lhes 15 minutos, porém, e eles terminarão em 15. Os pesquisadores notaram, no entanto, que a pressão do tempo geralmente sacrifica a qualidade pela velocidade.

Então, poderia ser que os procrastinadores tenham um método para sua loucura? Eles simplesmente aprenderam a adiar uma tarefa para criar um senso de urgência que, no final, pouparia tempo?

4. Atraso intencional nos ajuda a tomar melhores decisões.

Quando se trata de decisões, você tende a ir com o seu intestino o mais rápido possível ou considerar suas opções em comprimento? O professor da Universidade de San Diego, Frank Partnoy, que desconfia de tomar decisões precipitadas, afirma que a procrastinação – a que ele se refere como “atraso no gerenciamento” – pode nos ajudar a tomar melhores decisões .

Em seu livro Wait: The Art and Science of Delay , escreve Partnoy, “geralmente devemos atrasar o momento da decisão até o último instante possível”. Fazer isso, diz ele, nos permite o máximo de tempo para reunir informações e debater possíveis resultados.

5. A procrastinação melhora nosso humor e aumenta nossa energia.

Se você, como muitos outros, assiste a vídeos de gatos da internet para adiar o trabalho, algumas boas notícias da comunidade científica: um estudo da Universidade de Indiana descobriu que isso pode melhorar seu humor e sua energia.

Em uma pesquisa com cerca de 7.000 internautas, os entrevistados relataram menos emoções negativas (como ansiedade e tristeza), mais emoção positiva (como esperança e felicidade) e níveis mais altos de energia depois de assistir a vídeos com gatos.

“Mesmo que eles estejam assistindo vídeos de gatos no YouTube para procrastinar ou enquanto deveriam estar trabalhando”, explica Jessica Gall Myrick, autora do estudo, “a recompensa emocional pode realmente ajudar as pessoas a assumir tarefas difíceis depois”.

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O lado escuro da procrastinação: sim, tem efeitos negativos, também

Seria negligente encobrir os efeitos negativos da procrastinação, mesmo que sejam falados com frequência. Talvez você tenha até experimentado em sua própria vida.

Lembre-se da pesquisa de Baumeister e Tice que descobriu que, a curto prazo, os procrastinadores relataram melhor saúde? Aqui está o que eles encontraram em um segundo estudo no final do semestre:

  • A procrastinação é estressante a longo prazo. Enquanto os estudantes procrastinadores relataram níveis mais baixos de estresse do que os não-procrastinadores no início do semestre, ao final do mesmo, seus níveis de estresse eram mais altos do que os dos não-procrastinadores.
  • Isso pode deixá-lo mais doente. Quaisquer benefícios para a saúde da procrastinação sentidos no início do semestre foram embora até o final. No Estudo 2, os procrastinadores relataram mais sintomas e mais visitas a profissionais de saúde do que os não procrastinadores.
  • Seu desempenho pode sofrer. Em ambos os estudos, Baumeister e Tice descobriram que os estudantes que procrastinaram receberam notas significativamente mais baixas.

O que você está esperando? Aproveite a procrastinação para servir você

Se a procrastinação está prejudicando você, ou se você está usando isso como uma forma de auto-sabotagem , existem maneiras de parar de procrastinar . Mas, por outro lado, se você descobriu que é bem-sucedido apesar disso, ou até mesmo por causa disso, talvez já esteja colhendo os benefícios da procrastinação.

Então, como você pode aproveitar o poder da procrastinação? É tudo sobre como aprender a “gerenciar o atraso”, como Partnoy coloca, para trabalhar para você. Na verdade, os pesquisadores Angela Hsin Chun Chu e Jin Nam Choi fizeram uma distinção importante entre procrastinadores ativos (aqueles que trabalham melhor sob pressão e tomam a decisão deliberada de procrastinar) e procrastinadores passivos (aqueles que são paralisados ​​pela indecisão e não concluem o trabalho). na hora); Eles descobriram que procrastinadores ativos podem colher alguns dos mesmos benefícios que os não procrastinadores.

Se você quer ser um procrastinador ativo, aqui estão algumas sugestões baseadas na pesquisa mencionada neste artigo para saber como você pode fazer a escolha consciente de procrastinar de uma forma útil:

  • Decida se a tarefa em que você está procrastinando requer criatividade. Se você está adiando a criação de uma brochura para o trabalho, então talvez esperar até mais perto do prazo final fará com que sua criatividade flua. Se, no entanto, você está adiando o agendamento de um atendimento odontológico, talvez seja melhor acabar com isso, já que não requer criatividade.
  • Pergunte a si mesmo se as circunstâncias da sua vida serão menos estressantes se você esperar até mais tarde. Pesquisas mostram que os procrastinadores obtêm uma redução de curto prazo no estresse. Então, enquanto você não pode prever o futuro, se você tem motivos para acreditar que sua agenda será menos exigente e suas circunstâncias pessoais menos cansativas depois , então pode valer a pena esperar até que as coisas se acalmem para completar a tarefa que você está atrasando. .
  • Defina prazos apertados. Se a Lei de Parkinson é verdadeira e o tempo que leva para completar uma tarefa se expande de acordo com o tempo alocado para ela, então não faz sentido dar-se um ano para, por exemplo, organizar seu armário. Dê-se apenas um fim de semana, no entanto, e você provavelmente será feito até segunda-feira.
  • Ao tomar uma decisão, descubra quanto tempo você tem para fazer isso. Partnoy desconfia de ir com seu intestino. Em vez disso, ele recomenda descobrir quanto tempo você tem que tomar uma decisão e, em seguida, esperar até o último minuto possível para que você possa tomar todo o tempo necessário para fazer a melhor escolha.
  • Assista um vídeo de gato? Se sua energia está despencando e você está se sentindo ansioso, um estudo da Universidade de Indiana sugere que pode ser bom assistir a esse vídeo de Lil Bub (de novo).

Embora nem todos nós tenhamos uma história de sucesso de procrastinação tão monumental quanto a de Hunter S. Thompson, ao entender os benefícios potenciais da procrastinação, pelo menos temos uma chance maior de fazer nosso melhor trabalho. Isto é, se não perpetuamente adiarmos isso.

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