PERDEMOS DOIS LITROS E MEIO DE ÁGUA NO PRIMEIRO STINT!

Confira agora
Após esta ardente edição de 2005, o ACO reagiu e as 24 Horas de Le Mans foram a primeira corrida a impor ar condicionado aos carros a partir de 2007. O peso dos carros foi aumentado em 25 kg para compensar este novo equipamento obrigatório.

Os regulamentos técnicos em vigor em 2017 impõem, nas categorias LMGTE e LMP2, a presença de um sistema de ar condicionado obrigatório. Quanto aos LMP1, indica em seu artigo 16.8 que devem ser dotados de “sistema efetivo de ventilação natural ou forçada e/ou ar condicionado”. Protótipos e GTs são todos equipados com um sensor de temperatura que deve ser colocado na altura do capacete do piloto e no centro do carro.

É claro que os fabricantes poderiam ter instalado ar condicionado e exaustores de ar antes que isso fosse obrigatório, mas estavam relutantes em fazê-lo por várias razões, explica Frédéric Makowiecki, piloto do Porsche 911 RSR no 91 no LMGTE Pro: “O ar condicionado é acionado pelo motor.

Portanto, perde de cinco a seis cavalos de potência, ou três ou quatro décimos de segundo por volta. Mathias Beche, da Vaillante Rebellion, acrescenta: “ Os sistemas de ar condicionado representam componentes eletrônicos adicionais e, portanto, podem afetar a confiabilidade do carro. Portanto, é usado o mínimo possível. Quando falamos de ar condicionado, não é para descer até 20°C no carro, mas para manter uma temperatura razoável.