Moda Fitness – Ascensão social

Tenis la mafia feminino
A moda fitness é considerada um veículo de consumo conspícuo e ascensão
social para quem busca copiar estilos de vestimenta. Uma vez que a moda
fitness é adotada pelos de baixo, os abastados rejeitam esse olhar por outro.
No modelo trickle-across, há pouco tempo de atraso entre as adoções de um
grupo para outro. A evidência dessa teoria ocorre quando os designers mostram
simultaneamente um olhar para os preços que vão desde o pronto-a-vestir de
ponta a ponta. Robinson (1958) apoia a teoria do trickle-across quando afirma
que qualquer grupo social se inspira em grupos contíguos no estrato social. King
(1963) citou razões para esse padrão de distribuição, como comunicação de
massa rápida, esforços promocionais de fabricantes e varejistas e exposição de
um visual a todos os líderes da moda fitness.
O padrão trickle-up ou bubble-up é a mais nova das teorias do movimento da
moda fitness. Nessa teoria, a inovação é iniciada na rua, por assim dizer, e
adotada em grupos de baixa renda. A inovação eventualmente flui para os
grupos de alta renda; assim, o movimento é de baixo para cima.
A distribuição de moda fitness inclui um proponente muito antigo, Chanel, que
acreditava que as ideias de moda fitness se originaram das ruas e depois foram
adotadas por designers de alta costura. Muitas das ideias que ela perseguiu
foram motivadas por sua percepção das necessidades das mulheres por roupas
funcionais e confortáveis.